No
Curso do Proinfo, todos nós demos o nosso conceito sobre
HIPERTEXTO, e o meu amigo Ramon Concluiu que:
Para
nossa amiga Helaine,
Hipertexto é um tipo de texto eletrônico que agrega uma
série de textos conectados entre si. É um texto
impresso no qual se tem palavras destacadas (Links) que permitem
cortar ou adicionar pedaços de outros textos. E
a Elisangela
completa esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo
de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm
a função de interconectar os diversos conjuntos de
informação, oferecendo acesso sob demanda as
informações que estendem ou complementam o texto
principal. A Maria
Sheila expõe que Nesse caso o
texto, tal como o cérebro humano, assume uma estrutura não
hierárquica cuja característica é a
capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em
rede. O usuário ao acessar um ponto determinado de um
hipertexto, conseqüentemente, outros que estão
interligados também são acessados, num grau de
interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear.
Já a Érica
nos dá uma aplicação dizendo que o hipertexto
vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição
e assimilação do conhecimento, ele não possui
uma estrutura linear. Ao acessarmos um ponto determinado de um
hipertexto, conseqüentemente, outros que estão
interligados também são acessados, no grau de
interatividade que necessitamos. A Leila
faz um ligação com a educação relatando
que o professor, com o hipertexto é um colaborador no processo
de ensino e aprendizagem, que assume características de
parceria. O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais
ativamente participativo em relação ao processo de
aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser
facultado elaborar livremente, sob a sua própria
responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando,
derivando significados novos e acrescentando comentários
pessoais às informações que lhe possam ser
apresentadas. A Tecla
nos joga um contra ponto ao destacar que a característica de
não linearidade exige atenção redobrada para que
o foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos,
também de interesse do aluno e do pesquisador, mas que não
se definem como complementares àquela intertextualidade que o
leitor hipertextual buscava no início da pesquisa.
Completando
a fala dele: a
Rosa acha
que através do Hipertexto podemos orientar nossos alunos a
navegar com mais segurança e com mais possibilidades de
informações. Para
a Pollyanna,
Hipertexto,
no seu nível mais básico, é um manipulador de
bases de dados, que permite ligar páginas informativas usando
links que os associam. Num nível mais alargado, hipertexto é
um ambiente de software em que se realiza trabalho colaborativo,
comunicação, e aquisição de
conhecimentos. As características deste software estimulam o
cérebro para armazenar e recuperar informação,
fazendo uso de links para um acesso rápido e intuitivo. Para
mim (Luciana),
o hipertexto é um meio de estruturar um texto de modo a que
diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira
não seqüencial pelo leitor. O objetivo a esse conceito é
o de permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os
assuntos referidos no texto, com o intuito de aprofundar a
compreensão do texto inicial. Já
a Huyara
acha que o
hipertexto foi criado para exprimir a ideia de escrita e leitura não
linear. É um conjunto de dadaos ligados entre si por conexão,
que podem ser palavras, imagens, sequências sonoras, etc. Em
outras palavras, é um recurso ligando os diversos dados de um
mesmo texto. Para
a Débora
o hipertexto é uma ligação que facilita a
navegação com outros textos. Facilita em muito as
pesquisas e a transmissão das ideias e conhecimentos.
Muito boa a síntese do trabalho com Hipertexto! Parabéns, Luciana por suas contribuições que sempre favorecem a construção coletiva de conhecimentos no Curso Tecnologias na Educação "Ensinando e Aprendendo com as Tics" Obrigada por participar desta corrente! Vá em frente, poste mais algumas atividades...Abraços, Marieme
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