O uso da Sala Informatizada
1. Objetivo Geral:
O uso da Sala Informatizada tem como objetivo auxiliar na construção do conhecimento do aluno, oportunizando-lhe condições de manipular o computador como suporte para suas descobertas.
2. Objetivos Específicos – Atribuições do Professor/Coordenador. O professor é responsável pela Sala Informatizada, orientando os demais professores em suas iniciativas e dúvidas na criação e desenvolvimento de projetos educativos utilizando a informática como meio de atingir os objetivos de sala de aula, oferecendo ao aluno um meio atrativo de construção de conhecimento, assimilação e fixação dos conteúdos transmitidos. Orientar professores e alunos quanto ao uso de softwares adequados à série e trabalho que se pretende desenvolver. Sugerir atividades, conteúdos e aulas que enriqueçam a prática pedagógica do demais professores. Incentivar os professores no uso da Sala Informatizada mostrando ao aluno a importância da pesquisa e dando continuidade ao trabalho desenvolvido em sala de aula. Observar o comportamento dos alunos durante as aulas quanto ao interesse, assimilação dos conteúdos, interação com a equipe, desempenho e evolução na produção dos trabalhos e pesquisas, intervindo sempre que o aluno demonstrar dificuldades ou desinteresse. Planejar junto ao professor o projeto que este irá desenvolver na Sala Informatizada e verificar qual o melhor programa que se ajusta à atividades propostas. Estabelecer e repassar aos demais professores cronograma para utilização da Sala Informatizada evitando que a mesma seja utilizada com atividades desvinculadas do objetivo didático-pedagógico a que se destina, ou sem planejamento prévio do professor. Enviar relatório periódico às coordenadoras de Informática Educacional da SE sobre o andamento dos trabalhos realizados, buscando apresentar projetos que estão sendo desenvolvidos, bem como avaliar o andamento das atividades, relatando os progressos das turmas, intervenção dos professores e envolvimento dos mesmos. Questionar junto à Supervisão da Escola sobre professores que não se enquadram no grupo dos interessados em usar a Sala Informatizada ou não procuram o Professor Coordenador antecipadamente para planejar suas aulas. Alertar freqüentemente os alunos que a conservação dos equipamentos e o seu perfeito estado e funcionamento, dependem dos cuidados de higiene, delicadeza e a restrição a arquivos e programas que não devem ser visitados sem a orientação do professor coordenador. Participar com assiduidade e aproveitamento dos cursos de capacitação continuada fornecidos pela SEC e sempre que possível, em eventos relacionados à área de informática educacional a nível municipal, estadual e federal. Comunicar à coordenação do departamento de informática da SEC em caso de dúvida sobre a utilização conveniente da informática na área educacional, bem como necessidades técnicas que porventura venham a ser percebidas. Selecionar projetos de destaque desenvolvidos por professores e alunos no decorrer do ano letivo e enviá-los à coordenação do departamento de informática da SEC para fins de registro e divulgação. Reformular o plano de ação anualmente. Participar das reuniões com a equipe técnica da SEC referentes a assuntos pedagógicos, planejamento de eventos, trabalhos, funcionamento da Sala Informatizada, normas e regras gerais, contribuindo para um melhor relacionamento entre alunos e professores, bem como aperfeiçoar as práticas pedagógicas que buscam o desenvolvimento integral do educando.
3. Justificativa. A escola prepara cidadãos para uma sociedade em que a familiaridade com recursos de alta tecnologia é exigida nos mais corriqueiros atos da vida. Não pode, portanto, ficar à margem da evolução tecnológica. Os recursos de telemática permitem o acesso a informações armazenadas em todas as partes do mundo e possibilitam comunicação interpessoal rápida e econômica via Internet, além de armazenar e tratar dados com segurança e rapidez – fatores que contribuem para aperfeiçoar o trabalho dos professores que ainda podem trocar experiências com outros educadores. Os computadores também podem ser usados para capacitar recursos humanos à distância, o que permite a formação continua dos professores, em seus locais de trabalho ou residência. O uso de recursos de alta tecnologia na educação, particularmente com computadores em rede, dinamiza o processo de ensino-aprendizagem, qualificando a construção do conhecimento pelo educando. O correio eletrônico e a possibilidade de usar os computadores para realizar muitas tarefas de forma compartilhada, aperfeiçoam as habilidades de comunicação dos alunos, influindo positivamente em sua socialização e em suas capacidades de trabalho cooperativo. Por meio da manipulação não linear de informações, do estabelecimento de conexões entre elas, do uso de redes de comunicação e dos recursos multimídia, o emprego da tecnologia computacional promove a aquisição do conhecimento, o desenvolvimento de diferentes modos de representação e de compreensão do pensamento. Os computadores possibilitam representar e testar idéias ou hipóteses que levam à criação de um mundo abstrato simbólico, ao mesmo tempo em que introduzem diferentes formas de atuação e de interação entre pessoas. “A melhor aprendizagem ocorre quando o aprendiz assume o comando” de seu próprio desenvolvimento em atividades que sejam significativas e despertem o prazer, Papiro, 1994; 29), o que torna o ato de aprender um ato de “alegria e contentamento, no qual o cognitivo e o afetivo estão unidos dialeticamente”. (Freire, 1995) Para o aluno, o conhecimento necessário é aquele que o “ajudará a obter mais conhecimento” (Papert, 1994; 79, 125) e cabe à escola através dos vários meios de que pode dispor, proporcionar-lhe este conhecimento. " A verdeira alfabetização computacional não é apenas saber como usar o computador e as idéias computacionais.É saber quando é apropriado fazê-lo." Papert
4. Estratégia de Trabalho –Metodologia O uso da sala Informatizada visa enriquecer as aulas, tornando-as mais atraentes, dinâmicas e criativas, sendo assim, mais prazerosa para os alunos. O professor deverá conhecer os interesses, as necessidades, as capacidades e as experiências anteriores dos alunos para propor planos cuja concepção resulte de um trabalho cooperativo realizado por todos os envolvidos no processo de aprendizagem. O desenvolvimento resulta de uma ação em parceria, em que alunos e professores aprendem juntos. A metodologia a ser utilizado na Sala Informatizada terá os seguintes princípios: v Desenvolvimento da criatividade. v Interdisciplinaridade v Criatividade v Cooperatividade v Autonomia v Interatividade
5.Cadastro de Softwares adquiridos. Software: Math Blaster I e II Local de Aquisição: 2ª educ@tica / Junduaí SP Data: maio,2001 Identificação: 1.Autor: Davidson&Associates 2. Firma: Brasoft Educacional 3. Objetivo: resolução de problemas matemáticos Resumo: atividades ajudam na resolução de problemas do cotidiano, tomada de decisão, associação entre causa e efeito e identificação de padrões. Software: Visual Class Local de Aquisição: 3ª educ@tica / Jundiaí SP Data: maio, 2002 Identificação: 1. Autor: Celso Tatizana 2. Firma: Class Informática 3. Objetivo: Software para criação multimídia 4. Resumo: softwarwe para criação de Projetos multimídia, como aulas,apresentações,catálogos eletrônicos etc...
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